quarta-feira, 8 de junho de 2011

Surrealismo


Criando com a linguagem dos Sonhos
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

        Um relógio que derrete, um peixe com corpo de mulher. Esquisitices assim só podem ser vistas em sonho, já que estão acima da realidade - ou, em francês, "sur le réel", daí o termo "surrealismo", escola artística que tem esses delírios como tema.
        Esse movimento artístico e literário surgiu em Paris na década de 1920, mais ou menos ao mesmo tempo em que apareciam outros movimentos modernistas, como o cubismo.
        Foi o escritor André Breton (1896-1966) o primeiro a utilizar o termo, ao publicar o "Manifesto Surrealista", em 1924. Os artistas deste movimento acreditavam que a arte deveria se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência do dia-a-dia, para poder expressar o inconsciente, a imaginação e os sonhos.
        Baseavam-se também nos estudos de Sigmund Freud (1856-1939), considerado o pai da psicanálise. Em sua obra mais conhecida, "A Interpretação dos Sonhos", Freud descreve o funcionamento do inconsciente e a forma como ele aflora nos sonhos.
        Em algumas obras surrealistas pode-se ver influências do dadaísmo, do cubismo, do abstracionismo e do expressionismo, que eram movimentos artísticos contemporâneos. A diferença básica em relação a esses movimentos está nas figuras representadas. O surrealismo prefere imagens de um universo onírico, isto é, o mundo dos sonhos e à imaginação.
      

    A Fantasia e a Imaginação
        O catalão Salvador Dali (1904-1989) e o belga René Magritte (1898-1967) são dois dos principais artistas do movimento surrealista.

"A Persistência da Memória", Salvador Dali (1931)
       
        A imagem acima é um dos clássicos do surrealismo. Por que você acha que se chama "A persistência da memória"?
        O relógio é utilizado para marcar o tempo. Note que as idéias de tempo e memória estão bastante ligadas. É como se, com o passar do tempo, a memória fosse se apagando, escorrendo, assim como o tempo...
        Agora imagine uma sereia.

 

“Invenção Coletiva”, René Magritte (1934)
        Provavelmente, a imagem de sereia que veio à sua cabeça não é exatamente essa que você viu no quadro acima. A obra "Invenção Coletiva", é de outro gênio do surrealismo, Magritte. O título da obra brinca com o imaginário coletivo, povoado de seres que não existem na realidade, mas que habitam a imaginação de muitas pessoas por serem difundidos em nossa cultura.
        Por trás dessas obras cheias de sonho, os pintores surrealistas tinham um propósito bem real. O surrealismo foi um movimento surgido num período entre guerras, e tinha o propósito de rejeitar o racionalismo e a lógica, que, usados ao extremo, haviam levado a Europa a ser destruída por armas e bombas construídas graças ao uso desmedido da ciência.


*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro "Arte-Educação: Experiências, Questões e Possibilidades" (Editora Expressão e Arte).

Fonte: http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u30.jhtm
        
       Conheça um pouco mais sobre o artista SALVADOR DALI.


VÍDEOS  SURREALISMO
   




      

ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO  

 
 APÓS LER OS TEXTOS E ASSISTIR AOS VÍDEOS, POSTE UM COMENTÁRIO COM  SUAS IMPRESSÕES  SOBRE O MOVIMENTO SURREALISTA.

36 comentários:

  1. De fato, concordo quando leio que o surrealismo é uma esquisitice, como diz a a professora Valéria.
    Meus sonhos são na verdade bem realistas, não tem nada de relógios desmanchando-se e formando-se outras esquisitices.

    Nem por isso deixo de ser uma pessoa que admira arte. Gosto mais do cubismo e Salvador Dali fica para mais tarde, talvez quando eu amadurecer.

    Nícholas Mesquita, 9º B - Vespertino

    ResponderExcluir
  2. Professora Marilza, parabéns pela aula. Você está sempre inovando e surpreendendo todos nós, professores e alunos.

    Tenho certeza que seu blog será veículo efetivo de aprendizado por autoria.
    Um abraço, PCTE Deise Xavier

    ResponderExcluir
  3. Surrealismo é uma coisa acima da realidade ou seja uma coisa que não existe.
    Esse movimento artístico surgiu na década de 1920.
    O artista que eu mais gostei foi o Salvador Dali.
    E a obra que eu mais gostei dele foi Mercado de escravos com o busto de voltaire.
    Eu gostei dessa obra por causa da mensagem subliminar que parece uma velha.

    Aluno: Gabriel Cabreira 9°ano B

    ResponderExcluir
  4. Gabriel da Silva 9ªA.Surrealismo e uma coisa que nunca vai aconteser como um suonho.Surrealismo surgiu na decada de 1920 e as obras que eu mais gostei foi de Salvador Dali.

    ResponderExcluir
  5. achei bem interesantes esses videos,surealismo é um pouco da fantasia dos sonhos.O artista que eu mais gostei foi o Salvador Dali.
    Um relógio que derrete realmente é bem fantasioso.
    Adriely 9°A

    ResponderExcluir
  6. eu acho que o sulrrealismo é uma arte muito interessante pois, vai além da imaginação. Não posso negar que é uma arte meia esquisita mais é legal.
    Gabirel Motta 9°ano:A :P

    ResponderExcluir
  7. O surrealismo, é algo que nunca vai acontecer. Como a obra “Invenção Coletiva” de René Magritte, nunca vai existir um peixe com corpo de mulher, ou uma mulher com corpo de peixe.
    Paulo Millian 9º A

    ResponderExcluir
  8. Raphael Serrano 9ano a / o Surrealismo é uma imaginaçao ou uma coisa q nunca ira acontecer pelomenos nao por inquanto... axo muito legal e muita criatividade do artista. o surrealismo surgiu na decada de 1920.

    ResponderExcluir
  9. Achei super interessante apesar de eu não curtir muito artes.
    Mais eu achei legal porque é tudo fora do real.
    Jaira Lira 9°A

    ResponderExcluir
  10. O surrealismo é uma coisa q só existe em nossa imaginação, ou em sonhos, como ' Invenção Coletiva, nunca isso vai existir na vida real.

    Herica Karolina 9ºa

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o surrealismo é muito interessante porque são imagems que você nunca viu só o que você imagina na sua cabeça.

    ResponderExcluir
  12. O surrealismo para min é uma arte muito interessante por que mostra coisas que não existem, coisas que as pessoas só veem em sonho.
    Gabriel Tucan 9º ano:A ;D

    ResponderExcluir
  13. O Surrealismo é uma arte ,arte de um jeito diferente não estranho mais inovador,o Surrealismo leva a nos sonharmos ,pensamos ,vermos de um jeito diferente existe sonhos que so entendemos quando ele é diferente



    adoroo suas aulas !!! Matheus Lima 9°C

    ResponderExcluir
  14. Gostei, pois, todo mundo um dia, já sonhou com algo impossível... Já imaginou uma fantasia, qualquer um já quis viver algo surreal.
    O surrealismo trata um pouco disso, fugir da realidade, dar assas a nossa imaginação...

    Victoria Souza 9°A

    ResponderExcluir
  15. Professora Marilza,
    Parabéns pela idéia de usar o blog para enriquecer suas aulas apresentando o surrealismo de Salvador Dali.Penso que se estivesse vivo, ele iria adorar sua idéia!!!!
    Supervisora Lígia

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de arte, mas o surrealismo me surpreende com coisas que só o autor da obra entende. Desenhos sem qualquer realidade mas também com sentidos surreal...Eu acho que essa arte deveria continuar a ser feita porque é diferente e inovadora.


    Gislaine 9 ano B

    ResponderExcluir
  17. aluna:jullyane 9b e.e.jose antonio pereira
    eu achei muito interessante professora gostei muito gostei do filme eu entendi a agora o que é arte bj te adoro prof:marilza eu adorei o filme

    ResponderExcluir
  18. eu gosto muito de arte e achei muito legal o seu video e eu entendi como e tao legal a arte EU GOSTO MUITO DE ARTE E ACHEI MUITO LEGAL O SEU VIDEO E EU INTENDI COMO E TAO LEGAL A ARTE
    ALUNO;LUCAS OLIVEIRA N°22 9°C

    ResponderExcluir
  19. Nome : kleber 9C
    Não gosto de arte , mas o surrealismo achei bem legal porque retrata o mundo dos sonhos , bem diferente das outras artes.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das obras que tem mensagens subliminares, na primeira olhada paracem simples objetos, mas depois ganham traços e cores e formas.

    Gian Lucas e Willian 9ºC

    ResponderExcluir
  21. O Surrealismo é como um sonho;além da realidade;
    As obras surrealistas ,são muito esquisitas, fazem com que olhamos o mundo de uma maneira diferente.
    A obra que eu mais gostei, e achei muito estranha foi “Invenção Coletiva”, René Magritte.Ela parece uma sereia invertida,em vez de ser calda de peixe e cabeça de mulher possui cabeça de peixe e perna de mulher.
    Aluno:Renan Araujo Freitas 9ºA 'JAP'

    ResponderExcluir
  22. O Surrealismo é como se fosse criado na imaginação, a obra que eu mais gostei foi do artista Salvador Dali com 'A persistência da memória' que retrata com o passar do tempo, a memória fosse se esquecendo.

    Samuel 9ºC

    ResponderExcluir
  23. Para mim o Surrealismo é que nem desenho de criança, a criança desenha o que imagina e esse desenho não tem nada a ver com a realidade e sim com a imaginação de quem criou.

    Wender 9ºC Tertuliano

    ResponderExcluir
  24. O surrealismo, para mim, é tudo que somente existe nos nossos sonhos, e expressamos em formas de pintura.
    Bruno José- 9ºA

    ResponderExcluir
  25. O surrealismo e tudo uma fantasia que consiste nos nossos sonhos e na imaginação e que se expressa em forma de pinturas

    ResponderExcluir
  26. O surrealismo é uma arte que as pessoas podem expressar uma fantasias e sonhos. Os pintores apesar de suas obras cheias de sonho, tinham um propósito bem real. Gostamos muito de estudar o surrealismo.
    Stefani e Michelle 27 e 24.9°A

    ResponderExcluir
  27. O surrealismo é um sonho que temos além da nossa imaginação,e podemos ter com exemplo as pinturas como:Persistência da memória e Invenção coletiva.

    ResponderExcluir
  28. O surrealismo é como um sonho ,que imaginam coisa em formas de desenho , Gostei muito estudar isso... ALUNO: Lennon Ricardo

    ResponderExcluir
  29. O SURREALISMO É COMO UM SONHO CRIADO NA NOSSA MENTE E TBM É UMA DE EXPRESSAR O NOSSO SENTIMENTO TODOS TEMOS UM JEITO DE EXPRESAR O SENTIMENTO O MEU É AS VEZES DESENHANDO ENTAO E ISSO SURREWALISMO E MASSA.
    ANA 9A

    ResponderExcluir
  30. Para mim, surrealismo são imagens que só existe em sonhos e que são expressadas nos quadros.

    Marcia N°19 9°A

    ResponderExcluir
  31. Surrealismo,é uma invenção q só existe em sonhos,tipo eles misturavam vários desenhos,mas tudo isso tinha um próposito para os artistas,e pq também era uma forma deles se expressarem.Adorei muito estudar surrealismo..
    Giulia N°11 9°ano A

    ResponderExcluir
  32. O surrealismo nada mais é do que uma invenção, um sonho que nós temos, uma imaginação, uma coisa que é impossível de acontecer, porque é fora do comum, não é normal. Os pintores Salvador Dalí e René Magritte foram os pioneiros do Surrealismo, foram os que revolucionaram. Apesar de não gostar muito de obras de arte, achei super interessante esse tema, por que leva as pessoas a imaginar coisas super interessantes!!
    Kelvin 9ºA

    ResponderExcluir
  33. Um texto ótimo pois expressa muito bem as idéias surrealista , apresentando os demais artistas e suas diverssas obras que retratam os sonhos e as realidades distorcendo a realidade.
    Guilherme Vieira , Djair Barbosa , Isaias Borges . 9ºA

    ResponderExcluir
  34. estilo de pintura que tem como base a imaginação e o sonho Humano
    é arte que não se preocupa no que se vê e sim nas imagens dos sonhos e imaginação
    é ter sentido no que não é real
    movimento artístico em que um dos principais artistas foi Salvador Dalí
    ALUNOS:Weslley,João vitor,Denise

    ResponderExcluir