sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TERERÉ: PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MATO GROSSO DO SUL


O tereré é a bebida mais tradicional do estado de Mato Grosso do Sul e é presença garantida nas rodas de amigos. Característico pelo seu gosto forte e amargo, a bebida, de origem paraguaia, é transmitida de pai para filho e, as rodas de tereré eliminam as diferenças sociais, promovem a interação cultural e propiciam o diálogo.
Um decreto do Governo do Estado determinou o registro do tereré  como patrimônio imaterial histórico e cultural de nosso estado. Esse reconhecimento torna-se extremamente necessário quando levamos em conta não só a bebida como prática cultural, mas, também a importância do ciclo da erva-mate no desenvolvimento da região.
            O processo de registro do patrimônio durou três anos, partiu de um pedido da prefeitura de Ponta Porã feito em maio de 2008 e, após  levantamento de dados e documentação, o registro oficial foi feito através do decreto nº 13.140 de 31 de março de 2011.
            O bem imaterial “Tereré de Ponta Porã” ( devido ao pedido ter partido da prefeitura da cidade) agora consta no Livro de Registro dos Saberes do estado de Mato Grosso do Sul.  Desta maneira, o Estado passa  a tomar medidas para salvaguardar esse patrimônio,  que é um hábito cultivado por uma parcela significativa dos cidadãos sul-mato-grossenses e parte de nossa identidade cultural.
 

HISTÓRICO
O tereré é uma bebida originária da cultura guarani   já era consumido pelos índios antes mesmo da invasão luso-espanhola na América. Existem relatos desde o século XVII, onde alguns jesuítas aprenderam com os guaranis as virtudes do mate (ka’a em guarani) e elogiaram os efeitos da erva, que matava a sede melhor do que água pura.
Outra versão  diz que durante a Guerra do Chaco os soldados paraguaios não podiam acender a fogueira para aquecer o mate, pois a fumaça iria denunciar onde as tropas estavam para os inimigos. Diante disso, o mate era consumido gelado.
No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através dos estados que fazem fronteira com o país, principalmente mato Grosso do Sul. Todo o ciclo brasileiro da erva-mate teve inicio na cidade e Ponta Porã, que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, depois se expandiu para outras cidades e estados.

UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO TERERÉ




COMPANHIA MATTE LARANGEIRAS