sábado, 28 de maio de 2011

Educação e Tecnologias

           
      Nos dias atuais, o uso das novas tecnologias tem cada vez mais adentrado ao ambiente escolar, mas a escola ainda encontra muita dificuldade em lidar com essa realidade. O que, infelizmente, ainda vemos é o uso das tecnologias apenas para ilustrar as aulas, e não como um poderoso instrumento de construção de conhecimento. 
      Os professores precisam ser preparados para lidar com as tecnologias e aprender a lidar com todas as oportunidades de aprendizagem que elas oferecem, pois o que vemos na escola são muitos professores que, devido à dificuldade em lidar com a mesma, acabam utilizando-a de forma injusta à capacidade que elas têm, até fazem o uso, mas, não mudam suas metodologias.
      O espaço de conhecimento se multiplicou, e devido às tecnologias a escola não é mais o único lugar de concentração de saberes. É preciso ensinar os alunos a lidar com todas as informações que recebem do mundo através dos meios tecnológicos, saber selecionar essas informações e torná-los sujeitos ativos na construção de seu próprio conhecimento.